Deklaro Pri Indiĝenaj Popoloj En La Portugala

El UEA-vikio
Revizio de 10:15, 27 Jun. 2010 fare de Amiko1 (Diskuto | kontribuoj) (1 versio)

(malsamoj) ← Antaŭa versio | Rigardi nunan version (malsamoj) | Sekva versio → (malsamoj)
Iri al: navigado, serĉi

Segunda Década Internacional do Projeto Povos Indígenas

Declaração do Movimento Esperantista sobre as Línguas e Culturas Indígenas

Os falantes da língua internacional planejada esperanto apoiamos todos os esforços dos povos indígenas em revalorizar sua língua e cultura, já que pensamos que todos os idiomas e todas as culturas têm um valor intrínseco que a humanidade não deve perder. Por outra parte somos da opinião que devem-se respeitar em todos os níveis os direitos humanos lingüísticos, garantidos pela Declaração dos Direitos Humanos.

Pensamos que todos, em todas as partes do mundo, devem aplicar o princípio do uso de três línguas recomendado pela UNESCO e pelas Nações Unidas:

- idioma materno (por menos expandido que seja)
- idioma local de contato (geralmente o idioma nacional)
- idioma internacional

Está provada a eficácia positiva do ensino da língua materna em comparação com o ensino unicamente de idiomas que não são os maternos. A necessidade do idioma local de contato é evidente.

Neste contexto asseveramos também que a língua ideal para desempenhar o papel de língua internacional é a língua internacional planejada e neutra esperanto. O uso de qualquer outra língua nacional para a comunicação internacional é injusto, causa sofrimentos humanos e causa perdas de dinheiro e tempo às sociedades em desenvolvimento e, a longo prazo, causa o desaparecimento de línguas e culturas.

Pensamos que todas as instâncias educacionais e educadores conscientes têm o dever de desenvolver e expandir um acesso justo à comunicação entre culturas diferentes, e especialmente à parte entre os grupos indígenas e minoritários e o restante da população, respeitando os direitos humanos lingüísticos de todos.

Projeto Povos Indígenas da UEA (Associação Mundial de Esperanto) Endereço provisório: c/o Erik Felker 414 East Cedar Ave., Apt. 11 Burbank, CA 91501 U.S.A. ejfelker@dslextreme.com