Ĉu vi unuafoje venis ĉi tien kaj estas aktuala UEA-membro/servouzanto? Registru vin!
Ĉu vi forgesis la pasvorton? Restarigu ĝin!
Ĉu forgesiĝis la salutvorto? Ricevu rememorigon!
A UEA trabalha não apenas para divulgar o Esperanto, mas também para estimular a discussão sobre o problema lingüístico mundial e chamar a atenção para a necessidade de igualdade entre as línguas. Seu estatuto enumera as seguintes quatro finalidades:
Um cuidado especial da UEA é a divulgação do Esperanto em países e regiões onde ainda não existe um movimento autônomo, bem como a ligação de agentes em tais países com o movimento mundial. Além disso, há muito tempo ela representa o movimento esperantista perante organismos internacionais como as Nações Unidas, UNESCO, Conselho da Europa e outros. A UEA é uma importante editora, a principal vendedora de livros de Esperanto pelo correio, uma secretaria de congressos e um centro de informações. Ela possui uma importante biblioteca, e sua rede de agentes é a mais vasta e internacional do movimento.
Entretanto, a UEA é muito mais que um mero organismo de serviços. É também um movimento que se empenha por um ideal: ideal de compreensão e colaboração entre os homens. Isso significa que muitas de suas ações dependem do patrocínio voluntário de seus membros: eles não se remuneram, mas requerem de si mesmos doações e sacrifícios. A UEA precisa de homens ativos e sensatos para realizar tais ações.
Não é necessário possuir um título para contribuir com a UEA. Você pode fazer isso de diversas maneiras, freqüentemente muito simples. Doar regularmente a uma fundação. Aceitar e cumprir ativamente as tarefas de delegado. Conseguir mais membros individuais entre seus conhecidos. Pagar a filiação de um amigo em um país carente. Ligar seu clube com clubes em outros países e continentes. Promover discussão sobre a ação da UEA em seu clube ou associação nacional. Colaborar com a Seção de Informações, Centro de Pesquisa e Documentação, Centro de Terminologia do Esperanto ou com uma associação especializada filiada etc.
Há quase 67 anos o Escritório Central (Centra Oficejo) encontra-se em Rotterdam, Holanda. Após seis anos em um prédio alugado, em 1961 a Associação adquiriu prédio próprio na rua Nieuwe Binnenweg, 176, que foi reformado e ampliado por ela em 1985-86. Nos quatro andares encontram-se cinco salas de trabalho geral, uma gráfica, uma sala para expedição, uma outra de computação, uma livraria, uma pequena sala de conferências, uma cozinha e um refeitório, a Biblioteca Hector Hodler, uma sala de arquivos e dois quartos para voluntários. São vinte cômodos no total.
Habitualmente, entre 7-9 pessoas trabalham no Escritório, nem todas em tempo integral. Entre os postos permanentes, encontram-se os de diretor geral, secretário permanente de congressos, secretário, dois contadores, gráfico e livreiro. Uma lista atualizada dos funcionários aparece na seção "Asocio".
Visitantes são bem-vindos ao Escritório, mas pede-se para que se anunciem com antecedência.
Para apoiar o trabalho junto à ONU e à UNESCO, a UEA possui também um escritório em Nova Iorque, Estados Unidos. Um outro escritório – o africano – funciona em Lomé, Togo. Sua finalidade é a divulgação e apoio ao movimento esperantista na África.